10 dicas para manter a produtividade no home office

Com as incertezas geradas pela pandemia, milhares de profissionais passaram a desempenhar suas funções dentro de casa e sem preparo antecipado para isso. Trabalhar em casa exige o estabelecimento de uma rotina, a preparação de um ambiente agradável e alguns cuidados para não perder o foco.

A psicóloga e estrategista de imagem corporativa, Kátia Taras, disponibilizou online dicas que vão te ajudar a manter a disciplina. Veja abaixo: 1 - Rotina


Algumas empresas combinam o horário de trabalho, enquanto outras deixam o funcionário escolher o período. No entanto, em qualquer um dos casos, é necessário manter uma rotina com horários determinados para iniciar e encerrar o expediente, evitando interrupções.


2- Cuidados com a aparência


Estar em casa não é sinônimo de passar o dia de pijama e cabelos despenteados. A psicóloga orienta os profissionais a manterem a mesma aparência de um dia normal de trabalho durante o regime de home office.

3- “Escritório”


Uma dica essencial para o home office é escolher um ambiente agradável, ventilado, com boa iluminação e com todos os equipamentos necessários para seus afazeres, como aparelhos tecnológicos e uma cadeira confortável.

(Foto: Collegiate Slim São João del- Rei - Menfe Empreendimentos)


4- Organização


Com esse ambiente preparado, é importante garantir que ele permaneça organizado. Não é estimulante trabalhar com pacotes de comidas, brinquedos e almofadas ao redor.


5- Colaboração familiar


Se não for possível escolher o melhor horário de trabalho, é preciso que casais combinem uma rotina com os filhos, para que eles não os interrompam em reuniões, por exemplo. Ainda sim, é interessante que os chefes sejam avisados de possíveis interferências em casos de necessidade.


6- Prioridades


Para aproveitar bem o tempo no home office, é importante também fazer uma lista com as atividades que precisam ser realizadas durante o dia. Tendo essa organização, fica mais difícil se dispersar com outras atividades dentro de casa.


7- Faça pausas


É necessário realizar algumas pausas para se alimentar, beber água, alongar-se e até fazer pequena caminhada pela casa. Isso pode aumentar seu rendimento e ajudar na sua saúde mental!


8- Mantenha contato com colegas de trabalho


Não é porque cada funcionário está em sua casa que a equipe se desfez. Tente entrar em contato, sempre que possível, com seus colegas e supervisores. É interessante manter reuniões em vídeo, para ver e ouvir todos.


9- Mantenha hábitos te faziam bem


Manter tradições agradáveis pode te proporcionar mais disposição. Continuar com hábitos da sua rotina anterior, como ouvir músicas antes do trabalho, ler ou assistir algo no horário de almoço, ajuda a se sentir melhor.


10- Faça coisas novas


Manter a rotina anterior é bom, mas buscar coisas novas também! Aproveite o tempo que está economizando com o deslocamento até o escritório e faça algo que goste. Pode ser qualquer coisa, cursos online, assistir série, exercícios físicos ou ler um livro.

(Foto: Collegiate Barbacena - Menfe Empreendimentos) Essas dicas podem ajudar, mas cada pessoa deve identificar o que te traz mais conforto e motivação. O essencial é cuidar da sua saúde física e mental, mesmo em meio às em meio ao momento de pandemia. Brenda Lima Jornalista


9 visualizações
  • YouTube - Black Circle
  • Tumblr - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Rua Eduardo Magalhães, 78 - Centro - São João del Rei / MG